sábado, 4 de setembro de 2010

~~Luz sim! Até mesmo para um vampiro!!~~


(trecho de 'Merrick', página 99, As Crônicas Vampirescas, Anne Rice) "Ao entrar no apartamento, LIGUEI TODAS AS LÂMPADAS ELÉTRICAS em todos os aposentos, um detalhe que era nosso costume àquela altura, e do qual eu dependia muito para obter algum sentido de normalidade, por mais que se tratasse de mera ilusão. Mas na realidade talvez a normalidade seja sempre uma ilusão. Quem sou eu para afirmar?"

         Estão vendo? Depois desse trecho, ninguém pode me recriminar por eu gostar de vampiros e de coisas darks, mas detestar a escuridão. David Talbot, vampiro com V maiúsculo, disse de uma forma bem direta que a luz artificial é algo que o traz pra ''normalidade'', afinal gostar de escuro não é tido como normal para a espécie humana e portanto pensar assim o afasta da monstruosidade vampírica que o consome. Ter ilusões às vezes faz bem. E o que é a ilusão? Segundo o dicionário Michaelis online, temos que:
i.lu.são
sf (lat illusione) 1 Engano dos sentidos ou da inteligência. 2 Errada interpretação de um fato ou de uma sensação. 3 O que dura pouco.
        Assim, para um vampiro que pode morrer por meio do fogo ou da aproximação e contato com raios solares; um vampiro que perde a consciência ao amanhecer e nunca mais poderá ver a luz do Sol a não ser em fotos e filmes, ter essa ilusão, a de que você pode criar um pouco de luz, mesmo que esta seja artificial e pode conviver com ela é incrível e maravilhoso. Então, mesmo que eu não seja uma vampira e mesmo que eu goste de coisas darks, eu tenho todo o direito também de entrar em pânico no escuro, de querer essa ilusão quente de luz em plena noite escura.


PS: estou na página 125 de 'Merrick'. Como sempre pensamentos afloram quando leio livros da Anne Rice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário