domingo, 13 de fevereiro de 2011

~~Lenda de São Valentim e um pouco sobre o Deus Cupido~~

The Rapture of Psyche (Le Ravissement de Psyche) 1895. Artist: William Bouguereau (1825-1905) 

          Amanhã é comemorado o dia de São Valentim, data esta, que se tornou completamente comercial. Os enamorados trocam presentes para mostrar o quanto se amam. Chocolate é o presente favorito em todo o mundo (é como se fosse uma prévia da Páscoa). Mas, você sabe quem foi São Valentim?
          Ricardo Soca escreveu um texto muito bom em 2007 na Folha Ilustrada sobre o dia 14 de fevereiro. Ele diz: "(...) São Valentim, um suposto mártir cujo aniversário a Igreja Católica deixou de celebrar a partir de 1969 por duvidar de sua identidade --e até de sua existência. Nas mais antigas listas de mártires, confeccionadas nos primeiros séculos da era cristã, existem pelo menos três santos com nome de Valentim: dois bispos sepultados em diferentes locais da Via Flamínia, em Roma, e um terceiro que teria sido torturado e morto na África, todos eles lembrados em 14 de fevereiro. Ao longo dos séculos, esses três Valentins foram se unificando na memória popular, dando lugar assim a um personagem, uma história e uma tradição que não pararam de se enriquecer ao longo dos séculos --até se tornar uma lenda sobre alguém que de fato nunca existiu. Entre as muitas lendas que surgiram ao longo dos séculos, destaca-se uma segundo a qual Valentim teria sido um sacerdote cristão detido e torturado até a morte em 270 d. C. por ordem do imperador romano Claudio 2º. Segundo essa história, transmitida oralmente e sobre a qual não há nenhum testemunho, o sacerdote se apaixonou perdidamente pela filha de um de seus carcereiros, a quem enviou uma carta apaixonada que assinou como "teu Valentim", dando origem à tradição das cartas que em muitos países os namorados trocam em 14 de fevereiro (...)"
          Pois bem. Muitos comemoram essa data sem terem conhecimento de sua origem. Como eu disse, virou uma coisa comercial, tanto que aqui no Brasil, essa data é comemorada dia 12 de junho, somente porque, em 1949, o publicitário João Dória decidiu mudar essa comemoração de fevereiro para junho, pois junho era um mês fraco para o comércio, além de que o dia de comemoração do santo casamenteiro, Santo Antonio é dia 13 de junho. Interessante, não?
          Como estamos falando de santos, lendas e 'amor', nada melhor do que falar sobre o Deus Cupido, filho dos deuses Vênus e Marte. Representado como um menino alado que carregava um arco cheio de flechas que induziam o amor na pessoa flechada. Há uma lenda que diz que Cupido se apaixonou por Psique, representação da alma humana. Depois de muitos obstáculos, Psique e Cupido puderam se casar com o consentimento do Deus dos deuses, Júpiter. Uma belíssima alegoria para a purificação da alma que no fim recebe a paz e a felicidade plena.
         Enfim, tenham um ótimo dia de São Valentim e agradeçam a todos aqueles que vocês amam (amigos, pais, namorado/a, familiares) pelo companheirismo e pela amizade. Beijinhos!!!

Sites visitados: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u68413.shtml
                       http://www.starnews2001.com.br/cupido/cupid_story.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário