sábado, 9 de outubro de 2010

~~Quem domina o coração?~~

       
         "Não há nada que esteja menos sob o nosso domínio que o coração, e, longe de podermos comandá-lo, somos forçados a obedecer-lhe." - Sartre (filósofo francês).
        E isso não é verdade?? Você nunca ouviu ou já chegou a falar pra alguém que 'no coração não se manda?' e que 'se você conseguisse mandar no seu coração teria se apaixonado por outra pessoa ?' Sartre foi muito sábio ao dizer essas palavras: ao amar somos forçados a obeceder aos sentimentos do amor, somos forçados a fazer coisas que não faríamos em situações 'normais'.
         Até pensei em pegar algumas frases sobre o amor na internet, mas achei que essas frases não exporiam direito os meus pensamentos, tanto quanto o que eu mesma posso escrever ou citar de algum autor que no momento não me lembro. Posso parecer uma pessoa amargurada, mas para mim, até o momento, amar é sofrer: sofrer por não ser amada, sofrer por ser amada, sofrer com o sofrimento da pessoa amada... o amor pode ser ao mesmo tempo uma força libertadora ou uma corrente que te escraviza. Ao amar uma pessoa você passa a viver por ela, passa a compartilhar suas alegrias e suas tristezas, seus medos, seus objetivos, seus sonhos... o amor tem duas faces, dois lados, é ambíguo que só ele.
          Ultimamente, reparei que o tema amor é bem constante nas coisas que assisto (cabe ressaltar que com AMOR me refiro a qualquer tipo de amor que possa existir neste vasto mundo). Um amigo sempre tenta socorrer um outro porque o ama, o admira; um filho sempre tenta estar ao lado de seu pai para apoiá-lo porque o ama com toda a força; um casal improvável sempre tenta se manter unido, porque o amor é essencial para eles.
         O que me revolta e até me deixa triste é o fato do uso do amor. "Eu sei que você me ama, então, vou usar esse sentimento para o meu próprio bem." "Vou testar até que ponto o seu amor por mim é forte...".
Eu cheguei a ver numa série a seguinte frase "O lixo de uns, é o tesouro de outros"; e com lixo o dono da frase quis dizer a mocinha que o ama. "Bem, para mim ela é um lixo, mas pra você, quem sabe, ela não é um tesouro." Isso não é incrível? Quanta força um amor deve ter pra resistir às próprias pessoas que amam? Se você ama e faz quem o ama sofrer, onde está o verdadeiro amor nisso? É medo de amar de verdade? É medo de sofrer primeiro? Não sei... não sei... e nem sei se um dia saberei.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário