quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

~~O tempo e Pandora~~

               Bom fim de noite de quarta-feira à todos!! Quase um mês sem postar nada (não por falta de vontade). O senhor tempo está voando na sua firebolt encantada, deixando nós, simples mortais, com a sensação de que mais 365 dias se passaram e que mais 365 dias estão chegando...
               Consegui com muito esforço terminar de ler 'Pandora', volume 1 das Novas Crônicas Vampirescas da Anne Rice. Tive que ler o livro à noite, coisa que não curto muito fazer (minha visão é uma porcaria pra ler letras miúdas no período noturno. Queria ter visão de vampiro nessas horas xD).  
              Sinceramente, eu esperava um pouco mais do livro. Eu não queria confessar, mas sinto falta das narrações do Lestat. A Pandora não foi uma narradora muito cativante. Contudo, há alguns trechos de sua narrativa que merecem destaque:

(trecho da pág. 125 do livro Pandora de Anne Rice) "(...) acha que eu queria minha vida encolhida e meu destino estendido para sempre? (...)"
--> Muito boa essa observação feita pelo Marius. Ele simplesmente descreveu o que é ser um vampiro: é ter fisicamente o tempo parado e ao mesmo tempo ser atemporal no espaço.

(trecho da pág. 177 do livro Pandora de Anne Rice) "Marius ensinou-me a caçar, a pegar somente os malfeitores e a matar sem dor, envolvendo a alma de minha vítima em visões doces ou permitindo que a alma iluminasse a própria morte com uma torrente de fantasias que eu não deveria julgar, mas apenas engolir, como o sangue. (...)"
--> Quem não gostaria de morrer assim?? Mas, eu ainda acho que daria pra se alimentar do sangue humano sem a necessidade de matar a 'vítima'.

(trecho da pág. 198 do livro Pandora de Anne Rice) "Amor. Mas de onde vem esse amor? Por que faz tanto segredo de sua fonte, esse amor que cria a chuva e as árvores e salpicou as estrelas lá no céu como os deuses e as deusas alegavam ter feito?"
--> Nós temos a tendência de achar que o amor é algo extremamente físico... isso não é verdade. O amor existe nas pequenas coisas do mundo, em cada gotícula de chuva ou de orvalho, em cada sussurrar do vento, na dança suave das folhas e das ondas do mar, no brilho das estrelas, dos vagalumes e do olhar. O amor é uma ilusão necessária. Um mal necessário.

Obs.: Não sei quando começarei a ler 'Sangue e Ouro'. Espero que logo... mas só o tempo saberá.

Um comentário:

  1. Eu disse no meu post anterior que a narrativa estava empolgando: é verdade até certa parte do livro. Eu queria que a Pandora contasse mais sobre a vida vampírica dela, o que não aconteceu.

    ResponderExcluir