quarta-feira, 5 de maio de 2010

"Entrevista com o vampiro" - As Crônicas Vampirescas de Anne Rice

       'Entrevista com o Vampiro': meu primeiro livro da série "As Crônicas Vampirescas" de Anne Rice. Uma ótima leitura para os fãs do gênero. Recomendo muitíssimo. A história é fascinante e muito mais complexa do que o mostrado pelo filme de mesmo nome feito em 1994 com os atores Brad Pitt e Tom Cruise nos papéis de Louis e Lestat, respectivamente.
       Anne Rice sabe como envolver o leitor ao ponto de fazê-lo acreditar que realmente suas personagens existem fora do mundo fictício. Eu mesma me pego pensando em coisas do tipo: 'O que o Lestat estaria fazendo agora? Estaria ele andando pelas ruas de Nova Orleans sossegadamente entre os meros mortais?'
       As Crônicas Vampirescas te envolvem. O segundo volume chegou ontem aqui em casa: fiquei super feliz ao pegar o livro "O Vampiro Lestat" com as minhas mãos, folhear, sentir o cheiro de páginas novas... vai ser uma leitura maravilhosa, extremamente prazerosa. Vou me deliciar muito.
       Pra finalizar o post, coloco abaixo os comentários contra-capa do livro "Entrevista com o Vampiro" da Editora Rocco com a tradução de Clarice Lispector:

"Quando Anne Rice começou a escrever um romance sobre vampiros, no final dos anos 60, pensava estar apenas utilizando seu repertório de tradições de Nova Orleans e as histórias de terror vitorianas que lia em menina. Logo ela percebeu que os personagens que criava eram fortes, expressivos, e um canal perfeito para a projeção de suas próprias tragédias e angústias. Entrevista com o vampiro rapidamente se transformou num dos grandes cults de nosso tempo. Mistura equilibrada de elementos góticos com erotismo, de modos modernos com narrativa romântica, de extrema crueldade com paixões arrebatadas, o livro revela em ritmo febril um mundo de vampiros em permanente dilaceramento interno, empenhados em orgias inconfessáveis de vida e morte. O sucesso foi tal que inspirou a sequência da história. Em todos pontifica o vampiro Lestat, ousado, sedutor um tanto sórdido, pronto a destruir mitos, nem que para isso desencadeie assassinatos em massa. Prosseguem com Lestat em sua saga, Louis, o entrevistado deste primeiro livro e Armand, seu amigo. O quarto personagem fundamental de Entrevista com o vampiro é uma criação surpreendente de Anne Rice: a vampirazinha Cláudia, mescla de inocência e maldade infantil. Entrevista com o vampiro não é um livro de terror. É, isto sim, um retrato provocante de uma época de vertiginosa vampirização em todos os meios e sob todas as formas. É também a prova real de que é possível fazer ficção de alta qualidade com qualquer tema, desde que nele se injete o sangue que Anne Rice faz correr nas veias de sua obra de estréia."

2 comentários:

  1. também estou reunindo estes livros! acabo de encomendar um, chega semana que vem acredito... É a melhor escritora no assunto, na minha opinião, é um sonho e uma honra poder reunir os livros dela! Quem curte Anne Rice, não poderia perdoar Stephanie Meyer...

    ResponderExcluir
  2. É uma honra mesmo ter os livros da Ms Rice, Marília. Que bom que vc tb compartilha esse sentimento xD
    Confesso que nem tive vontade de ler os livros da Stephanie Meyer e só estou vendo os filmes pq não gosto de coisas inacabadas (se começo a ver um, preciso ver todos, por mais que não curta o filme e ache a história infantil e muito adolescente). Mas, cada um tem seu gosto e eu respeito aqueles que curtem os vampiros da Stephanie Meyer. Entretanto, Lestat é o melhor vampiro de todos e minha adoração por ele é eterna.
    Bjosss

    ResponderExcluir